Uso da isoparafina na dedetização
A isoparafina é um solvente ecológico que passou por diversos processos de refino e filtragem, resultando em um solvente menos prejudicial e agressivo ao meio ambiente.
Podendo ser utilizada como diluente e substituto dos solventes comuns, a isoparafina é compatível com uma variedade de outros componentes, como inseticidas e pesticidas.
Por possuir alta facilidade de penetração na madeira e não possuir odor forte, a isoparafina é muito utilizada na prevenção e como solução para possíveis infestações de brocas e cupins.
Como funciona?
Por ser um inseto considerado frágil, o cupim não resiste ao contato com produtos químicos (derivados de petróleo, como a isoparafina, querosene, removedores, gasolina, entre outros).
Mas para que a substância tenha efeito, a mesma deverá ser aplicada diretamente no inseto, caso contrário o mesmo não morrerá.
Para que o uso da isoparafina seja eficiente no controle dos cupins, indica-se que a mesma seja misturada com um veneno próprio para o inseto, assim o veneno será responsável por matá-lo enquanto a isoparafina irá auxiliar na penetração do veneno na madeira.
Existem três diferentes tipos de ações entre os venenos, sendo elas:
- choque: mata o cupim imediatamente;
- desalojante: faz com que o inseto saia de onde estiver escondido e acabe entrando em contato com o veneno e morrendo;
- residual: permanece na madeira por cerca de dois anos, assim servindo como ação preventiva e eliminando qualquer cupim que entre em contato com a madeira.
Forma de aplicar a isoparafina na dedetização
Para fazer o controle de cupins em madeira seca, o primeiro passo é diluir o inseticida na isoparafina.
Feito isso, chegou a hora da aplicação, a qual poderá ser realizada com 3 técnicas diferentes: injeção, pulverização e pincelamento. Confira cada uma das técnicas:
- Técnica de injeção: faz-se pequenos orifícios na madeira ou aproveitando os que os cupins já fizeram para poder injetar a mistura utilizando equipamentos adequados;
- Técnica de pulverização: através do uso de um pulverizador manual ou elétrico, espalha-se a mistura de inseticida com isoparafina por toda a superfície da madeira;
- Técnica de pincelamento: nessa técnica também é realizada a aplicação na superfície da madeira, sendo que a mesma deverá ser realizada com um pincel e apenas após a limpeza adequada da madeira.
Lembrando que tanto a técnica de pincelamento quanto a de pulverização deverá ser utilizada apenas quando a madeira não possua nenhum acabamento como: tinta, verniz, fórmica e entre outros.
As mesmas técnicas podem ser utilizadas para o controle de brocas.
Você já conhece a isoparafina da Solven? Confira aqui e comece hoje mesmo a utilizar para o controle das pragas e em diversas outras finalidades.
Categoria: Solvente Ecológico