Termoterapia: veja como a parafina pode ser uma aliada
Por meio de trocas de temperatura dos tecidos do corpo, a termoterapia é uma técnica muito utilizada em tratamentos para reduzir a dor, inflamações e relaxar os músculos, sendo uma prática aplicada por profissionais de áreas como a fisioterapia, estética e medicina.
Com diversos métodos de aplicação, a termoterapia deve ser realizada com alguns cuidados, como o controle do calor, o qual não deve passar de 57ºC, e o tempo de aplicação da técnica, que não deve exceder 20 minutos de contato com a pele do paciente.
Alguns das formas de aplicação da termoterapia são:
- Por condução: contato direto com a pele;
- Por convecção: contato por fluídos e estímulo mecânico;
- Por conversão: alteração de calor por energia, como ondas e ultrassom.
Quando falamos do método de aplicação por convecção, podemos citar como exemplo a utilização da parafina para a realização da troca de calor.
Mas afinal, como a parafina pode ser uma aliada na termoterapia?
A parafina é um material que derrete em baixas temperaturas e, quando aplicada na pele, pode proporcionar a troca de calor de forma agradável, trazendo benefícios como:
Redução de dores e inflamações: a parafina é capaz de ativar a circulação sanguínea e linfática, o que ajuda a reduzir dores e inflamações. Além disso, ela tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que podem ser muito úteis em casos de lesões musculares, artrite, artrose, entre outras condições.
Hidratação da pele: quando utilizada em tratamentos estéticos, a parafina oferece maciez e suavidade para a pele. Isso ocorre devido sua composição rica em óleos naturais.
Relaxamento muscular: o calor proporcionado pela parafina ajuda a relaxar os músculos, o que pode ser muito útil em casos de tensão muscular, espasmos e contraturas. Além disso, ela ajuda a melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações.
Para aplicar a parafina na termoterapia, o material deve ser derretido em banho-maria e aplicado na região de tratamento.
Após a aplicação, a região deve ser envolvida com uma película plástica ou uma toalha, mantendo o calor e tornando maior o contato da parafina com a pele.
Quanto ao tempo de aplicação, o mesmo poderá variar de acordo com o objetivo do tratamento que está sendo realizado.
Vale ressaltar que a termoterapia deve ser feita por profissionais, evitando acidentes, queimaduras e danos à saúde.
Quer saber mais sobre as infinitas formas de utilizar a parafina em diferentes segmentos? Aqui na Solven você encontra uma lista variada de tipos de parafinas, cada uma indicada para uma necessidade e tipo de aplicação. Confira nossa lista completa de parafinas e fale conosco para levar para seu negócio ou, se preferir, compre em pequenas quantidades pelo nosso e-commerce.
Categoria: Parafinas e Ceras