Importância da Emulsão de Parafina na área têxtil
Com função hidrorrepelente e agente deslizante, ou seja, feito para não misturar com outros agentes ácidos e alcalinos, a emulsão de parafina é utilizada na elaboração de texturas e grafiato, em concretos, fabricação de fios e de embalagens de papelão para indústrias alimentícias, com potencial significativo em toda a produção.
Na área têxtil, é usado uma emulsão de cera sintética em meio aquoso para fiações. A importância se deve, principalmente, por ser um excelente repelente de água que gera menos poluição e alta eficiência no trabalho. Além disso, uma malharia com parafinagem do fio incorreta (com falta de parafina ou inadequada) pode resultar na parada de mais máquinas, pontos caídos e buracos nas malhas.
Este processo com a emulsão de parafina garante mais produtividade nas indústrias têxteis, sendo que o indicado para uma boa aplicação é usar um grama por quilo de fio.
Para que todas essas etapas sejam concluídas com sucesso, a qualidade da parafina influencia e muito. Nem todos os tipos de emulsão são adequados à área têxtil, por isso é essencial verificar o fabricante do produto, assim como o rolo de fio. Se ele for muito grande, muito pequeno ou se existir espaços ocos, fique atento.
A Solven desenvolve emulsões de parafina com matéria prima de qualidade e testadas em laboratório de P&D. Para o setor têxtil, tem-se a Emulsão de Parafina EP SOLVEN SINT 47, com alta estabilidade físico-química que fornece características de agente anti-abrasão para ambientes com altas temperaturas, além de ser deslizante e repelente de água.
Outros tipos de Emulsão de Parafina da Solven com alto grau de qualidade e custo benefício:
EP SOLVEN 220
É utilizada para retenção de cura do concreto.
EP SOLVEN 457-B
É utilizada para textura e grafiato.
EP SOLVEN 460-H
É utilizada para impregnação de papel.
EP SOLVEN SINT 47
É utilizada emulsão de cera sintética, sem amônia e indicada especialmente para segmento têxtil.
Categoria: Informação, Produto