Dicas para sua Fábrica de Velas
O setor veleiro possui empresas de atuação há longas décadas, mas não impede de novos empreendedores investirem nesse mercado. A produção de velas possui grande demanda, principalmente, nas épocas comemorativas como finados, natal, aniversários e até mesmo em ocasiões especiais como casamentos. Para auxiliar no momento de início do negócio, separamos algumas dicas essenciais – incluindo os tipos de parafinas adequadas.
1. Este mercado permite simplicidade, ou seja, custo baixo para gerar possíveis grandes lucros. Explore essa situação, começando mesmo em casa, em uma garagem ou local que não precise pagar aluguel. Mas deixe o espaço exclusivo para a sua fábrica de velas. Se a demanda aumentar, opte por uma localização industrial de acordo com o porte do seu empreendimento – por conta dos ruídos e outros aspectos pertinentes da fabricação.
2. Não deixe de realizar um curso de empreendedorismo ou específico do setor veleiro. Seu projeto pode estar bem alinhado, mas sempre vale a pena ouvir outras ideias.
3. Formalize o seu negócio com CNPJ e outros adendos, no caso de MEI (Micro Empreendedor Individual) é possível manter seu negócio sem contador e com custo zero.
4. Verifique os equipamentos necessários e escolha, de preferência, os de pequeno porte e que façam várias velas ao mesmo tempo, para adequação à elaboração de seus produtos. Alguns equipamentos e utensílios da área industrial, segundo o Sebrae:
>> Máquinas modeladoras de velas comuns;
>> Máquinas modeladoras de velas sete dias;
>> Reservatório para fusão de parafina;
>> Refrigerador de parafina;
>> Bancadas em material totalmente liso;
>> Maçarico – utilizado em tanques para derreter parafina;
>> Balde para despejar parafina – capacidade de litragem variada;
>> Tanque para derreter parafina – alimentado a gás ou a lenha;
>> Termômetro para manter o controle da temperatura da parafina;
>> Alinhador de Pavio;
>> Formas em alumínio – diferentes formatos.
5. Deixe um tempo para pensar em velas decoradas, com aplicação de acessórios, cores e ranhuras que podem ser feitos diretamente na parafina ou cera.
6. Não comece com aquecedores a gás, que podem gerar riscos à sua segurança além de precisar de solicitação do alvará de funcionamento e da aquisição de seguros.
7. Consulte Normas Técnicas da ABNT referentes ao setor veleiro, para não correr o risco de imprevistos.
8. Pesquise parceiros bons de negócio: fornecedores, clientes e equipamentos de credibilidade e qualidade, com referência é melhor ainda.
9. Especifique quais serão seus produtos, escolhendo entre os nichos existentes de velas de acordo com seu público: lisas, votivas, aromáticas, decorativas, artesanais, coloridas, exotéricas, entre outras opções.
10. Fabrique de acordo com a sua demanda e com o tempo, estabeleça o período de reposição do estoque com parafinas, ceras, estearina, pavios, essências e outros materiais.
11. Importe-se com a destinação dos resíduos das velas, podendo reciclar a parafina ou encaminhando para locais adequados.
12. Atente-se também ao tipo de parafina usado, a principal matéria-prima de seus produtos, sendo específicas para a fabricação de velas. Uma alternativa que está em alta no mercado são as parafinas com pegada ecológica, feitas com ceras vegetais hidrogenadas não bioacumulativas – garantindo mais segurança no manuseamento e responsabilidade com o meio ambiente.
Com as análises de oportunidades do negócio, é possível garantir uma fábrica de velas de sucesso. Mas, atualize-se sempre! Esteja atento às novas tendências, às mudanças de comportamento dos consumidores e aos sinais do mercado e da concorrência.
Para uma matéria-prima de qualidade, confira essas soluções:
PARAFINA 130/135°F
Com excelente estabilidade química.
PARAFINA 140/145°F
Com elevado ponto de fulgor, facilitando o manuseio.
PARAFINA 150/155°F
Excelente propriedade de isolamento, cristalinidade e rigidez.
PARAFINA PLUS
Utilizada na fabricação de velas artesanais para dar o banho final, conferindo aparência aveludada.
CERA MIX ECO
Produto vegetal como alternativa à parafina na fabricação de velas artesanais, com excelente característica de queima.
Categoria: Informação, Parafinas e Ceras