Usos do thinner e do solvente nas obras
Com diversas possibilidades de aplicação, o thinner e o solvente são grandes aliados durante obras e reformas, especialmente devido à capacidade que ambos possuem para limpeza e diluição.
Vale ressaltar que o thinner e o solvente possuem funções distintas e devem ser aplicados em diferentes processos durante a obra. Confira abaixo algumas das principais funções de cada um dos produtos:
Thinner
– Diluição de tinta
– Limpeza de ferramentas e vidros
– Remoção de tinta em superfícies
– Limpeza pesada, como remoção de cal, cimento e manchas
Solvente
– Limpa e desengordura superfícies para receber a tinta
– Remoção de manchas e resíduos
– Diluição de produtos
Assim como existe um tipo de thinner indicado para cada tipo de tinta utilizada, os thinners e solventes oferecem diferentes resultados de acordo com cada necessidade na sua obra.
Abaixo, separamos uma lista com os principais produtos que podem ser utilizados e quais as aplicações recomendadas:
Aguarrás: solvente utilizado principalmente para diluir tintas a óleo, esmaltes sintéticos e vernizes. Ainda, pode ser usada para limpeza em geral, como a de pincéis e ferramentas.
Thinner: utilizado para diluir tintas sintéticas, esmaltes, vernizes e produtos à base de resina. Também é empregado na limpeza de equipamentos de pintura, como pistolas de pulverização. Lembre-se de sempre verificar o tipo de thinner escolhido e indicação do mesmo, sendo que existe um tipo de thinner indicado para cada tipo de tinta. Confira aqui nossa lista completa e as principais indicações de cada um.
Acetona: É um solvente muito utilizado na remoção de tintas e vernizes de superfícies, especialmente em trabalhos de restauração. Pode ser aplicada com um pano ou esponja em áreas localizadas, ou até mesmo em imersão para remover revestimentos completos.
Álcool isopropílico: É um solvente comumente utilizado na remoção de marcas de caneta, tinta e algumas tintas à base de água. Também pode ser usado para limpeza de superfícies antes da pintura, remoção de adesivos e preparação de materiais. É importante testar em uma pequena área antes de utilizá-lo em superfícies delicadas, pois pode causar danos.
Importante!
Ao utilizar solventes e thinners em sua obra, é fundamental seguir as instruções do fabricante quanto à proporção de diluição e aplicação adequada, além de trabalhar em um local bem ventilado para evitar a inalação excessiva de vapores e manusear o produto com EPIs, como luvas e máscara, para garantir sua segurança durante a utilização dos produtos.
Quer encontrar um thinner ou um solvente ideal para sua obra e suas necessidades? Acesse nossa lista completa e fale conosco para levar para seu negócio!
Categoria: Solventes e Thinners