O que é querosene?
Extraído a partir da destilação do petróleo, o querosene é um hidrocarboneto líquido que por muito tempo foi um dos derivados mais importantes e que começou a ser produzido em grande escala em 1859.
Essa substância que começou sendo utilizada na iluminação das casas, passou, com o tempo, a ser utilizada como combustível para aeronaves e hoje possui incontáveis utilidades.
Ficando entre a gasolina e o óleo diesel, o querosene é uma substância que possui alto poder de solvência e é obtido quando o mesmo entra em ponto de ebulição, ou seja, atinge uma temperatura entre 150ºC e 300ºC.
Entenda mais sobre a composição e especificações sobre o querosene.
Tipos de querosene
Após realizada a sua extração, o querosene pode passar por outros processos físicos-químicos e assim produzir diferentes tipos de querosene, sendo que cada um deles tem a sua finalidade e indicação de uso de acordo com suas características.
Existem três diferentes tipos de querosene que são mais comuns. Confira abaixo algumas características de cada um deles e seus principais usos:
1 – Querosene básico
Assim que é feito o processo de destilação fracionada obtém-se o que pode ser chamado de querosene básico.
Esse é o querosene mais comum e que possui inúmeras utilidades no dia a dia, sendo a principal delas o uso como solvente.
As características que podem identificar esse tipo de querosene são seu odor forte e desagradável, a sua insolubilidade em água e sua menor densidade e sua cor clara.
2 – Querosene para aviação
Como já citado anteriormente, o principal uso do querosene é como combustível de aviões. Para ser utilizado com essa finalidade, é necessário que ele possua alto poder de combustão e calorífico, baixa formação de resíduos, ausência de corrosividade, baixa pressão de vapor e baixo ponto de congelamento, assim oferecendo o máximo de energia e eficiência durante os voos.
3 – Querosene industrial ou para iluminação
Muito utilizado em lampiões e indústrias, esse tipo de querosene possui cor clara, baixo teor de enxofre, produz queima sem cheiro ou fumaça e seu ponto de fulgor (temperatura mínima em que o produto deve estar para produzir vapor o suficiente para se tornar inflamável) deve ser no mínimo de 40ºC.
Suas principais utilizações
Indo muito além do uso para combustível ou então como solvente (dissolver um soluto, assim criando uma nova substância), o querosene pode ser utilizado de diferentes maneiras e para diversas finalidades. Confira abaixo uma lista de seus usos mais frequentes e conhecidos:
- Combustível para turbinas de avião;
- Solvente industrial;
- Solvente para a construção civil;
- Combustível para fogões portáteis;
- Fabricação de substâncias, como por exemplos os explosivos;
- Uso em produtos agroquímicos;
- Limpeza de paletas e pincéis de tinta a óleo;
- Na fabricação de vidros e em vidraçarias para a lubrificação durante o corte;
- Remoção de manchas de verniz ou graxa em pisos de madeira;
- Limpeza de revestimentos e adesivos;
- Limpeza de espelhos, vidros, box, etc;
- Na produção de produtos de limpeza caseiros (aprenda uma receita de limpeza com querosene);
- Lubrificação de peças e máquinas;
- Limpeza de catracas de bicicletas;
- Para a extração de determinadas substâncias presentes em misturas.
Descarte correto do querosene
Assim como qualquer componente químico, alguns cuidados devem ser tomados ao fazer o descarte do querosene para não contaminar o solo e águas e prejudicar o meio ambiente, causando riscos a saúde humana.
Para fazer o descarte correto do querosene, se não for possível o uso em totalidade da substância, verifique em sua cidade ou estado as leis e regras que indicam a melhor forma de eliminá-lo. Caso não encontre nada sobre o assunto e você não conheça um local que faça a coleta, procure por empresas que possam fazer realizá-la ou procure por um especialista que possa te informar mais sobre o assunto.
Um ótima dica é: sempre que necessitar do querosene, procure adquirir a quantidade ideal e necessária para você, tentando utilizar o produto por completo. Caso sobre, você pode manter o produto guardado em sua embalagem original e bem vedada para possíveis usos no futuro.
Saiba mais sobre como fazer o descarte correto de produtos à base de solventes.
Categoria: Solventes e Thinners