Descontaminação de aparas com adesivos plastificantes
Seja para proteger, transportar ou não permitir violação nos pontos de venda, as embalagens estão cada vez mais presente no nosso cotidiano. Durante o processo de reciclagem das aparas de papel e papelão, as mesmas são contaminadas com diversos tipos de substâncias que causam o aparecimento de pontos pretos (pitch), um problema que compromete a qualidade do papel a ser confeccionado. Porém, pode ser solucionado!
No processo de desenvolvimento de novas opções para atender diversas necessidades, cresce a utilização de adesivos sintéticos de alto desempenho que garantem a eficácia e a qualidade das embalagens. No mercado já contamos com grandes aliados, que são fabricantes dos mais diversos tipos de papel, papelão e papel cartão que utilizam as embalagens descartadas – aparas – na fabricação de novas.
Entretanto, devido à tecnologia de produção, os adesivos que se encontram nas aparas que vão para reciclagem possuem alta resistência à umidade e, mecanicamente, são cada vez mais estáveis. As contaminações em aparas podem ser devido a diversos tipos de colas (Hot Melt, PVC, acrílicas, vinil-acrílicas, EVA, etc.), além de tintas, vernizes e outras substâncias, tais como: RU (produtos para resistência da umidade), piche, alcatrão, parafinas e emulsões.
Estes contaminantes, por sua vez, ao participar do processo de confecção do papel, são novamente ativados, carbonizados e polimerizados, promovendo o aparecimento de pontos pretos pitch, que interferem na fabricação do tipo de papel a ser confeccionado (por contaminação das telas e feltros).
Para sanar essa realidade e carência do mercado de reciclagem, novas tecnologias surgiram para solucionar essa situação. Recentemente, foi lançado a linha Solven Eco Paper, utilizado na descontaminação de aparas que contenham adesivos plastificantes, o que melhora as propriedades físicas do papel e contribui no aumento da produção das máquinas, reduzindo as paradas industriais para limpeza.
Vantagens da Nova Tecnologia
Os produtos da linha Solven Eco Paper são formulações emulsionantes a base de solventes alifáticos severamente hidrogenados, miscíveis em água, com boa estabilidade química e não inflamáveis. São eficazes a serem utilizados na massa úmida, que descontaminam as aparas e a dissolução dos químicos que prejudicam a performance da reciclagem.
Entre os benefícios estão a reciclagem de uma gama maior dos tipos de aparas, tornando mais fácil sua escolha e, consequentemente, reduzindo-se o custo. O resultado é um papel com maior resistência mecânica.
A linha Solven Eco Paper conta com dois produtos, 5000 e 3000, sendo miscíveis em água, com boa estabilidade, não são inflamáveis e são identificados como prontamente biodegradáveis (pelo critério do órgão americano OECD – Organization for Economic Cooperation and Development).
A finalidade do Solven Eco Paper 5000 é descontaminar as aparas que contenham adesivo Hot Melt, coatings parafinados, resinas e afins. Já o Solven Eco Paper 3000 descontamina as aparas que contenham adesivos (PVA, acrílicos, vinil-acrílicos, EVA), tintas gráficas, vernizes e outras substâncias tais como RU (produtos de resistência a umidade), piche, alcatrão, emulsões de parafinas, entre outros.
A nova tecnologia faz parte dos Solventes Ecológicos, seguindo todas as normas e especificações da legislação vigente para proteção do meio ambiente.
Categoria: Solvente Ecológico, Solventes e Thinners