Como armazenar e descartar corretamente o querosene?
Levando em consideração de que todo e qualquer tipo de material inflamável deve ser armazenado corretamente e seguir regras para o descarte adequado e de que o querosene é considerado um líquido inflamável devido ao seu ponto de fulgor, hoje falaremos sobre alguns pontos básicos para a o armazenamento e descarte do querosene de forma segura.
Armazenando o querosene
Normas Técnicas e Leis são responsáveis pela exigência, manutenção e revisão das condições de armazenamento seguro e correto de produtos inflamáveis.
Quando falamos sobre o armazenamento de pequenas quantidades (limite de 200 litros de inflamáveis líquidos segundo a NR-16) desse tipo de produto, alguns passos devem ser seguidos, como:
- Identificação do produto e de seus possíveis riscos;
- Mantenha o líquido em seu respectivo recipiente;
- Em caso de necessidade de transferência de recipiente, utilizar bombas manuais;
- Informar as pessoas que terão contato com o produto quais os riscos existentes na manipulação e os cuidados que devem ser tomados.
Além destes passos básicos, os produtos inflamáveis apresentam todas as normas estabelecidas para o armazenamento adequado na Ficha de Inscrição de Segurança e Produtos Químicos (FISPQ).
Para o armazenamento adequado do querosene, segundo a FISPQ, siga as recomendações:
- Mantenha a embalagem bem vedada;
- Mantenha sempre em lugar coberto, seco e arejado;
- Mantenha longe de fontes de ignição e de calor;
- Não armazene com outros materiais incompatíveis, como os Agentes Oxidantes;
- Os tanques de armazenamento devem ser projetados e aprovados;
- Atente-se na escolha de um local que ofereça boa ventilação, em temperatura ambiente e com iluminação à prova de explosão;
- Nunca deixe os tambores de armazenamento sob sol, chuva ou temperaturas elevadas.
Descarte do querosene
Além de ser armazenado adequadamente para evitar possíveis riscos, o querosene possui cuidados básicos que devem ser tomados para a realização do descarte correto, evitando que ocorra a contaminação de água, solo, meio ambiente e danos à saúde humana.
O mais indicado é que o produto seja utilizado em sua totalidade, não restando substância para a realização do descarte. Para isso, sempre atente-se em comprar a quantidade necessária para sua utilização e, em caso de sobras para uso posterior, mantenha na embalagem original e bem vedada.
Caso não seja possível o uso total do querosene e o descarte seja inevitável, procure se informar sobre as leis de sua cidade e/ou estado, elas oferecerão as indicações corretas para o procedimento.
Ainda, há empresas especializadas no assunto que poderão te auxiliar no descarte adequado do querosene.
Como a Solven pode te ajudar?
Além da qualidade em todos os produtos, a Solven oferece segurança nas embalagens de cada um dos produtos, sejam eles inflamáveis ou não.
Trabalhamos com embalagens de diferentes tamanhos, facilitando que você encontre a quantidade ideal de querosene para a sua utilização total.
Ainda, você tem acesso a FISPQ de cada produto, tendo informações completas sobre o armazenamento adequado e especificações.
Saiba mais sobre o Querosene Solven e acesse a FISPQ aqui.
Categoria: Solventes e Thinners