Tudo o que você precisa saber sobre a parafina alimentícia
Composta de hidrocarbonetos saturados e baixos teores de hidrocarbonetos poliaromáticos, a parafina de grau alimentício apresenta excelente estabilidade química, baixa solubilidade, não é tóxica e não é considerada passível de danos ao meio ambiente.
Devido a sua alta capacidade de impermeabilização, protegendo os alimentos e embalagens alimentícias, esse tipo de parafina pode também ser encontrado em outras aplicações, como: impermeabilização de papéis e lonas, na composição de ceras, utilizada como aditivo de borracha, em setores da indústria química, na fabricação de cosméticos e até mesmo para a produção de velas.
Ao contrário das críticas presentes no mercado, a parafina alimentícia não faz mal para a saúde!
Isso ocorre por ser um material altamente refinado, inodoro e insípido. Além disso, quando utilizado em sua forma líquida para a parafinação de alimentos, as quantidades são mínimas e o organismo consegue quebrar as partículas sem causar danos.
Dentre os usos mais comuns da parafina alimentícia, está a conservação de frutas e queijos, contribuindo para:
- Preservação de queijos e vinhos;
- Aumentar a durabilidade do alimento;
- Manter a textura;
- Preservar o valor nutritivo;
- Reduzir as possibilidades de redução ou aumento de água no alimento;
- Deixar o alimento mais bonito e brilhante para ser apresentado nas gôndolas.
Mas como é feita a parafinação do alimento?
A forma mais comum utilizada no mercado é através da imersão na parafina, tornando possível realizar uma cobertura total e homogênea.
Ainda, vale ressaltar que o tempo para realizar esse revestimento dependerá do tipo de alimento e da concentração de polímeros, podendo variar de segundos a minutos.
Confira abaixo uma sequência padrão de como é feita a parafinação em frutas:
- Caracterização da fruta;
- Escolha da parafina;
- Dissolução em solvente ideal;
- Ajuste de pH e concentração;
- Adição de plastificante;
- Homogeneização;
- Revestimento da fruta por imersão;
- Escoamento do excesso de material;
- Secagem.
Aqui na Solven você encontra dois tipos de parafinas de grau alimentício, a Parafina 170/190 FG, indicada especialmente para a parafinação de frutas e queijos, e a Parafina 140/145 FG que é indicada para a parafinação das embalagens alimentícias. Conheça cada uma delas e fale conosco para saber como levá-las para sua indústria.
Categoria: Parafinas e Ceras