O uso da parafina na indústria farmacêutica
Além da produção de velas, a parafina pode ser aplicada em diferentes processos produtivos, utilizada para diversas finalidades e encontrada em muitos segmentos industriais. Hoje, falaremos mais sobre como a parafina pode ser utilizada na indústria farmacêutica.
Assim como em outros tipos de indústria e aplicação, na indústria farmacêutica a parafina oferece versatilidade em suas formas de uso, sendo encontrada principalmente como excipiente em medicamentos e cosméticos, na produção de cápsulas e supositórios. Abaixo, entenda mais sobre cada uma dessas aplicações:
A parafina como excipiente:
Os excipientes são substâncias não medicamentosas que são adicionadas a um medicamento para facilitar a sua administração, melhorar a sua estabilidade e palatabilidade e aumentar a absorção dos princípios ativos presentes no medicamento.
Eles podem ser utilizados de diversas formas, como cápsulas, pomadas, xarope, etc., devendo ser escolhido de forma a atender às necessidades de cada formulação.
A parafina é um excipiente utilizado principalmente em medicamentos tópicos, como pomadas e cremes, devido às suas propriedades emolientes, que ajudam a suavizar e hidratar a pele. Além disso, a parafina é inerte e não reativa, o que significa que ela não interfere na ação do medicamento ativo.
A parafina na produção de cápsulas:
Já quando o assunto é a produção de cápsulas em específico, a parafina aparece como função de dar forma ao medicamento, tornando-o “sólido” e de fácil ingestão.
Assim como também pode ser utilizada como agente de ligação para a produção de comprimidos.
A parafina nos supositórios:
Quanto aos supositórios, a parafina aparece também com a mesma função, ou seja, serve como base sólida para o medicamento. E ainda oferece a função de agente lubrificante.
Mas, é importante ressaltar que, a parafina utilizada na fabricação de supositórios é refinada e purificada para garantir que não haja impurezas que possam prejudicar a saúde do paciente.
Importante:
Assim como em outras indústrias, o uso de parafina na indústria farmacêutica pode apresentar riscos à saúde se não for manuseada corretamente. É fundamental que sejam tomadas as medidas adequadas de segurança e proteção durante todo o processo produtivo para garantir a segurança e a eficácia dos medicamentos.
Além disso, a qualidade da parafina utilizada na indústria farmacêutica é altamente controlada para garantir que o produto final seja seguro e eficaz para o uso humano, sempre utilizando uma parafina pura, sem aditivos ou impurezas que possam comprometer a qualidade do medicamento.
Quer saber mais sobre os diferentes tipos de parafina ou encontrar uma parafina ideal para o seu tipo de indústria? Acesse nossa lista completa de produtos ou fale conosco.
Categoria: Parafinas e Ceras