O que acontece com a parafina durante a queima da vela?
Em algum momento você já parou para pensar no que acontece com a parafina durante a queima da vela? E o que faz com que ela desapareça por completo?
O princípio da queima de uma vela se dá através de um processo de combustão. A combustão é uma reação química exotérmica entre o oxigênio e uma substância combustível, que no caso da vela é a parafina.
É neste processo que a parafina é transformada em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), liberando calor e luz como resultado.
Sendo assim, durante a queima da vela, a parafina passa por várias transformações. Confira abaixo 5 passos que acontece com a parafina ao longo desse processo:
- Derretimento: ao acender a vela, o calor da chama faz com que a parafina próxima ao pavio comece a derreter e assim a parafina que está até o momento sólida passa a começar a ficar líquida devido ao aumento da temperatura.
- Capilaridade: a partir disso, a parafina que vai ficando líquida é sugada pelo pavio. Esse processo é chamado capilaridade. A capilaridade ocorre devido à atração entre as moléculas de água presentes na parafina líquida e as fibras do pavio, fazendo com que a parafina suba pelo pavio.
- Vaporização: à medida que a parafina líquida sobe pelo pavio, ela entra em contato com o ar quente próximo à chama, fazendo com que a parafina se vaporize, consequentemente, se transformando em vapores de parafina.
- Combustão: os vapores de parafina que são liberados entram em contato com o oxigênio do ar e se misturam, gerando uma mistura inflamável que, ao alcançar a chama do pavio, gera a combustão, fazendo com que o vapor da parafina reaja com oxigênio e queimem.
- Consumo gradual: à medida que a cera líquida sobe pelo pavio e é queimada, ela continua a ser consumida e a queima da parafina libera calor e luz, fazendo com que a chama da vela permaneça acesa e sustentando o processo de combustão.
As 5 etapas citadas ficam se repetindo até que a parafina seja consumida por completo e a vela acabe. Lembrando que, as velas podem ser produzidas por diferentes tipos de ceras e parafinas, fato que poderá influenciar no tipo de queima da vela.
É importante lembrar de tomar precauções ao acender e manusear velas, sempre mantendo-as longe de materiais inflamáveis e nunca deixá-las sem supervisão.
Para encontrar a parafina ideal para o seu tipo de vela, acesse nosso catálogo completo e conheça todas as opções disponíveis e fale conosco. Lembrando que, em nosso e-commerce você encontra nossas parafinas em pequenas quantidades, ideais para suprir suas demandas de produção.
Categoria: Parafinas e Ceras