Fabricando velas: parafina comum ou parafina em gel?
No momento da fabricação de velas surge aquela dúvida de qual a melhor parafina para utilizar em sua produção, gerando velas mais bonitas e resistentes.
Como já foi citado aqui várias vezes, existem diversos tipos de parafinas e cada uma possui a sua finalidade, formulação e especificação de uso.
Dois tipos de parafinas que são muito utilizadas para a fabricação de velas: a parafina comum e a parafina em gel.
Mas como preparar cada parafina para seu uso?
Antes de mais nada, vale ressaltar que para velas com uma alta qualidade é indispensável a realização da mistura da parafina com cera micro (aparência bem parecida com a parafina, mas mais dura e com alto ponto de fusão) ou estearina, fazendo essa mistura você terá velas mais resistentes, sem imperfeições e com brilho
Para ambas as parafinas, faz-se necessário o derretimento e a forma mais segura de o fazer é em banho-maria, devido ao alto poder inflamável que a parafina apresenta. Confira abaixo como preparar cada uma das parafinas para dar início a sua produção de velas e as diferenças de cada uma:
Parafina Comum:
Como dito anteriormente, seu preparo é feito através do banho-maria.
Para isso, basta colocar a parafina dentro de uma panela e a panela dentro de uma forma com água e levá-la ao fogo por cerca de 20 a 30 minutos, até derreter por completo.
A temperatura trabalhada dependerá muito de sua parafina e do molde que você utilizará, mas já tenha em mente que para uma vela brilhante é necessário uma temperatura de 75ºC a 100ºC e para um acabamento fosco de 40ºC a 60ºC.
Após derretida a parafina, basta aplicar o corante, essência e levar para o molde.
Dica: para um molde de 200 ml você precisará de cerca de 180g de parafina.
Parafina em Gel
Também derretida em banho-maria, mas com um processo um pouco mais rápido, a parafina em gel não poderá ultrapassar a temperatura de 150ºC
Esse tipo de parafina poderá gerar um pouco de fumaça durante seu derretimento. Caso isso ocorra, desligue o fogo por um instante, deixe esfriar e volte ao derretimento.
Para dar cor às velas de parafina em gel, faz-se necessário o uso do corante em pó a base de óleo (utilizar na forma líquida) e sempre que for utilizar aromas, fazer o teste em uma pequena quantidade, pois podem causar o aspecto turvo na parafina.
Essa parafina também é pouco resistente ao calor, por isso sempre armazene suas velas em locais frescos e arejados, ou elas irão amolecer e deformar.
Ao contrário da parafina comum, a parafina em gel normalmente é utilizada para a fabricação de velas mais sofisticadas e luxuosas.
Seja qual for a parafina que você escolher para a sua produção de velas, a Solven possui as melhores soluções e maiores diversidades. Confira toda nossa linha de parafinas!
Categoria: Parafinas e Ceras