Como ocorre a queima da parafina em uma vela
Você já parou para pensar os motivos pelos quais você não se queima com a parafina da vela? E o que acontece com a parafina depois da vela se queimar totalmente? Como a vela fica acesa por tanto tempo?
A resposta para todas essas perguntas está na queima da parafina e como ela ocorre.
Primeiramente entenda que a parafina é composta por átomos de carbono conectados, os quais são rodeados de átomos de hidrogênio, por isso a parafina é considerada um hidrocarboneto e torna possível a queima total da mesma.
Ao acender uma vela, a chama presente no pavio faz com que a parafina se aqueça rapidamente e se torne líquida e é a partir deste momento que a parafina passa a ser um combustível para o pavio, deixando-o sempre úmido e com a chama acesa. Cerca de um quarto dessa queima é emitida como forma de calor, o que torna possível que essa transformação da parafina em líquido continue ocorrendo.
Importante dizer que a combustão somente cessará quando não houver mais parafina ou quando o calor não for mais suficiente para que ocorra seu derretimento.
Mas para onde a parafina derretida vai? Como dito logo acima, boa parte da parafina é transformada em calor, ou seja, ela se transforma em líquido e se dissipa durante a queima, sendo lançada ao ar como dióxido de carbono e água.
Agora que você já conhece mais sobre como ocorre a queima da parafina em velas, lembre-se sempre de escolher uma parafina de qualidade para a sua produção. Conheça as Ceras e Parafinas Solven e tenha soluções criativas e eficazes para o seu negócio.
Categoria: Parafinas e Ceras