Como derreter a parafina
Você já deve ter lido vários conteúdos por aqui e em outros sites falando sobre a grande procura da parafina, principalmente, para a produção de velas, mas você sabia que cada tipo de parafina deve seguir um tipo de derretimento?
Podendo ser produzida a partir de parafina comum, parafina em gel e cera de soja (veja aqui a diferença entre os três tipos), a vela apresentará características e um resultado final de acordo com a matéria-prima escolhida.
Além disso, vale ressaltar que cada tipo de parafina deverá seguir um processo diferente para seu derretimento, atingindo o máximo de qualidade em seu resultado final.
É sobre isso que falaremos hoje: como derreter a parafina de acordo com suas características. Confira abaixo os principais passos para cada uma delas.
Parafina comum
Para este tipo de parafina, o processo mais comum e mais seguro para um derretimento de qualidade é através do banho-maria, ou seja, o derretimento através da água fervente, mas sem ter o contato direto com o material.
Normalmente, este processo de derretimento leva em torno de 20 a 30 minutos. Atente-se ao tempo, a parafina não deve ficar muito tempo no fogo devido aos riscos de acidentes e para não causar o acinzentamento na mesma.
Outro fator importante a ser analisado é a temperatura a que a parafina será exposta, sendo que uma temperatura de 75 a 100ºC resultará em uma parafina com aspecto liso e brilhante, já em temperaturas mais baixas, de 40 a 60ºC, a parafina será de aspecto fosco.
Parafina em gel
Também para manter a segurança devido ao teor inflamável, a parafina em gel deve ser derretida em banho-maria, mas, para acelerar o processo, pode-se iniciar seu derretimento direto no fogo baixo, apenas controlando para que a temperatura não ultrapasse 150ºC.
Um fator importante é que o gel poderá ocasionar a presença de fumaça. Neste caso, você deverá retirar a parafina do fogo e deixá-la esfriar por um momento, antes de continuar o processo de derretimento.
Cera de soja
Já a cera de soja, alternativa ecológica para a produção de velas, pode ter seu derretimento feito através do uso de um pote de vidro e um micro-ondas. Esquente a cera por cerca de 3 a 4 minutos, mexa com uma colher e meça a temperatura para que a mesma não exceda os limites. Após isso, continue realizando este processo de 2 em 2 minutos até que a cera esteja derretida por completo.
Importante, independente do tipo de parafina ou cera utilizada, sempre consulte o ponto de fusão e de combustão presentes nas embalagens, assim você terá o controle correto no momento do derretimento.
Agora que você já conhece um pouco dos processos de derretimento, conheça os diferentes tipos de parafina que a Solven oferece para o seu negócio de velas.
Categoria: Parafinas e Ceras