As diferenças entre parafina e cera de coco
As possibilidades de aplicações e finalidades das velas são inúmeras, assim como a forma de fabricá-las.
Com um mercado repleto de opções diferentes de matéria-prima para a produção de velas, a escolha deverá ser baseada de acordo com o tipo de vela, textura, acabamento e resultado que você deseja obter.
Além disso, o tipo de cera ou parafina influencia diretamente na forma de preparo do material e nas etapas de produção.
Para te auxiliar no momento da escolha da matéria-prima ideal para a sua vela, hoje vamos falar sobre as principais características e diferenças entre a parafina comum e a cera de coco.
Parafina comum
A parafina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados, apresentada em diversas formas e tipos, possui cor branca, não tem odor, nem gosto.
Sendo facilmente encontrada, a parafina oferece um ótimo custo. Mas a produção de velas com esse tipo de material, deve seguir etapas rigorosas para que o resultado final seja de qualidade, sem buracos e nem retração.
Com alto poder inflamável, a parafina deve ser derretida em banho-maria e a temperatura deverá ser controlada de acordo com o acabamento desejado para sua vela.
Para as velas mais brilhantes, mantenha uma temperatura entre 75 a 100ºC. Já para um acabamento fosco, a temperatura deverá ficar entre 40 a 60ºC.
A parafina oferece inúmeras possibilidades de produção de velas em diferentes formatos.
Cera de coco
Formulada a partir de uma mistura da cera de coco, palmiste e palma, a cera de coco entra na categoria de ceras vegetais e é considerada uma ótima opção para quem busca uma matéria-prima ecológica para a produção de velas.
Com ótima queima, elevado ponto de fulgor e compatibilidade com todos os tipos de essências e óleos vegetais, a cera de coco não apresenta a mesma firmeza que a parafina, por isso é indicada especialmente para a fabricação de velas em potes de vidro ou metal.
Também derretida em banho-maria, sua temperatura máxima deverá ficar entre 65 a 70ºC, para que não ocorra mudança de cor.
Outro ponto importante, é que a mesma apresenta a característica de ser inodora, o que contribui para a produção de velas aromáticas com aromas acentuados.
Mas qual escolher?
Agora que você já conhece mais sobre os dois tipos de matéria-prima, leve em consideração o tipo de vela que irá produzir, escolhendo a melhor opção para o resultado desejado. E lembre-se de sempre escolher uma matéria-prima de qualidade.
Aqui na Solven, você encontra diversas opções em parafina para a produção de velas e também a cera de coco. Acesse aqui para comprar em pequenas quantidades ou fale conosco para levar a Solven para a sua indústria.
Categoria: Parafinas e Ceras