7 usos incomuns para ceras e parafinas
Muito conhecidas pelo uso na fabricação de velas e impermeabilização de materiais, as ceras e parafinas, principalmente pelo poder de lubrificação, podem ter algumas utilidades nada comuns, mas que podem facilitar no dia a dia e em tarefas simples.
Confira alguns usos que você pode começar a experimentar hoje mesmo:
1 – Lubrificação de gavetas:
Gavetas de madeira, com o passar do tempo, podem se tornar pesadas e difíceis para abrirem, emperrando facilmente.
Lubrifique os corredores da sua gaveta esfregando uma vela neles. A estrutura de suas gavetas se tornarão muito mais leves, deslizando com facilidade durante sua abertura ou fechamento.
2 – Lubrificação de portas e janelas:
Além das gavetas de madeira, portas e janelas também podem ter suas dobradiças emperrando com o tempo de uso. Suavize o movimento e aumente o deslize das mesmas esfregando velas em suas dobradiças e estruturas.
3 – Conservar geleias:
Geleias caseiras são uma delícia, principalmente por conterem menos açúcar e zero de conservantes. Por serem naturais, as geleias caseiras estragam com facilidade e muito mais rápido do que as industrializadas. Para conservá-las por mais tempo, derreta uma cera alimentícia e despeje por cima de sua geleia, selando e formando assim uma camada protetora.
4 – Desemperrando o zíper:
A parafina das velas podem ser a solução para zíper emperrado. Esfregue uma vela por todo o zíper, podendo repetir o processo quantas vezes for necessário.
5 – Proteção para tábuas de cortar
Tábuas de madeira podem acumular restos de alimentos que são difíceis de limpar. Com o uso de uma cera alimentícia, você cria uma camada protetora em sua tábua, tornando a limpeza diária prática e prolongando a vida útil da mesma.
6 – Tratamentos estéticos para mãos e pés
Através da produção de uma “luva”, a parafina é utilizada para tratamentos estéticos para mãos e pés, auxiliando na hidratação da pele, ajudando no tratamento de rachaduras e sensação de ressecamento. Confira mais sobre o uso da parafina na estética.
7 – Selar recipientes:
A parafina pode ser de grande auxílio para quem gosta de fabricar molhos, azeites, vinhos, etc. em casa. Mergulhando a boca do recipiente em parafina derretida, você o sela facilmente, conseguindo destampá-lo sempre que precisar.
É importante lembrar, que para cada caso existe um tipo de parafina que é mais indicada e trará melhores resultados.
A Solven possui uma diversidade em ceras e parafinas para todo tipo de necessidade, encontre a sua!
Categoria: Parafinas e Ceras