Qual a diferença de thinner e solvente?
Os dois estão coligados entre si e por isso, sempre existe essa dúvida. Ao utilizá-los, tenha em mente o tipo adequado de acordo com a sua necessidade. No mercado se encontram os produtos específicos para limpeza e para diluição, sendo thinners e solventes.
A diferença está na composição! O thinner é um tipo de diluente com alto poder de obstrução, feito a partir da mistura de compostos químicos e de solventes. Por isso, existe o thinner correto para cada aplicação. Uma das funcionalidades é dissolver tintas feitas a base de resinas sintéticas, mais duras como as acrílicas, sem comprometer suas propriedades. Também indicado para tintas automotivas e vernizes.
Agora o solvente em si é um composto puro e mais suave. Presente na fabricação de tintas e na composição dos thinners para diluição, também pode ser usado em limpezas de peças de maneira sútil. Ele decompõe o material aplicado, comprometendo ou não a qualidade do mesmo. O querosene, aguarrás, nafta e desengraxante também são tipos de solventes com indicações particulares, feitos a partir da destilação do petróleo.
Fique atento à qualidade do seu produto e ao tipo específico de solvente. O uso inadequado pode danificar a sua obra e causar retrabalhos desnecessários. Por isso, confira as opções de solventes e thinners da Solven:
THINNER MULTIUSO
Indicado para diluição de esmaltes sintéticos, primers e limpeza em geral.
THINNER NITRO
Indicado para diluição de lacas, primers, vernizes e seladoras à base de nitrocelulose.
THINNER ACRÍLICO
Indicado para diluição de tintas acrílicas. Possui alta resistência à umidade e ao branqueamento.
THINNER PU
Aplicação: Indicado para diluição de tintas poliuretano e poliéster.
SOLVEN RAZ
Indicado para diluição de tintas à óleo e esmaltes sintéticos e limpeza em geral.
Categoria: Informação, Produto