Como é feita a impregnação do papel
Antes de falarmos sobre o processo de impregnação do papel, você sabe o que é um papel impregnado?
Com certeza você já deve ter se deparado com lindos móveis feitos em MDF em diversas cores, texturas e desenhos que você sabe que não são encontrados naturalmente na madeira. E é aí que entra o papel impregnado: um papel “decorativo” que ao passar por um processo de altas temperaturas e adição de produtos químicos, se adere ao MDF, criando uma placa totalmente nova e única, tornando possível a criação de infinitos padrões e combinações.
Mas como é feito esse processo de impregnação do papel no MDF? Confira abaixo um resumo dos principais passos na criação das placas de MDF:
1 – Primeiro deve-se decidir qual o desenho, padrão, cor, apelo estético, ou como quiser chamar, que o o MDF irá ter;
2 – Após essa definição e produção do padrão, o mesmo é impresso por meio de rotogravura em papel específico para a utilização em madeira e para a impregnação;
3 – Aqui inicia-se o processo de impregnação do papel, onde o mesmo passa a ser submerso em tanques de resina e partem para etapas de secagem;
4 – Após o papel passar por todas as etapas de preparo, o mesmo é aplicado sob o MDF.
Aqui na Solven você encontra o EP Solven 460-H, uma emulsão de parafina indicada especialmente para a realização da impregnação do papel, sendo utilizada por indústrias de chapas de madeira e papéis para a impermeabilização do material.
Quer saber mais como a Solven pode auxiliar os mais diversos processos produtivos de sua indústria? Fale conosco!
Categoria: Emulsão de Parafina